Trabalho de Conclusão de Curso
“A ponte foi construída sobre o rio Piracicaba em 1944 pela antiga Acesita, sendo durante anos a única via de acesso entre as cidades de Coronel Fabriciano e Timóteo. Antigamente o transporte era feito por meio de balsas e botes”. (FERNANDES, 2013, p.1).
Estas cidades tinham principal ligação pelo motivo comercial, Acesita era um pólo industrial e Coronel Fabriciano era o principal polo de comercio regional.
O principal motivo da criação da ponte era dar acesso às matérias primas e mutuamente o escoamento de seu produto final para os estados da região sudeste e alguns estados das regiões norte e nordeste até os portos de exportação. O seu projeto arquitetônico inicial era de uma única via, mas com o passar do tempo houve a necessidade de uma ampliação, ou seja, uma ponte de via dupla facilitando ainda mais o transporte que nessa época, já não só atendia a Indústria, mas também a população regional e de outros estados. (FERNANDES, 2013, p.1).
Mas por assumir um papel de grande valia na integração nacional, as duras custas do progresso, a ponte suportou cargas que estavam bem acima do peso limite a que foi projetada, e este fator somado as intemperes naturais, aliado a falta de manutenção periódica ocasionaram assim o fim do seu ciclo produtivo.
Os estudos do DNIT já previam a interdição da ponte, então em 2005 surgiu uma nova ligação entre as cidades pelo Rio Piracicaba. A ponte Mariano Pires Pontes, inaugurada pelo DNIT, com o