trabalho de conclusão de curso.
Designação ou denominação adotada pelo comerciante para individualizar a sociedade ou o estabelecimento ou suas mercadorias e produtos.
Nome fantasia (nome comercial ou nome de fachada) é o nome de uma empresa ou produto conhecido pelo público. Este nome nem sempre acompanha igualmente a razão social, que é o nome utilizado perante os órgãos públicos de registro das pessoas jurídicas.
O nome fantasia pode ser formado a partir de palavras ou expressões originadas na razão social, bem como pode ser criado a partir da criatividade do empresário e de seu consultor de marketing. No caminho inverso, o nome fantasia também pode ser a fonte para a elaboração da razão social.
O impacto do nome fantasia junto ao mercado consumidor justifica os altos investimentos que são feitos pelas grandes empresas. Muitos nomes, inclusive, conseguem virar sinômino do produto que vendem ou do serviço que prestam, figura de linguagem conhecida como metonímia (marca pelo produto). http://www.evef.com.br/nome%20fantasia.php Marca ou Logomarca?
Logomarca é a representação simbólica, gráfica ou tipográfica de uma marca. A marca em si é muito mais do que apenas o desenho (logomarca) que a representa. Qualquer empresa, entidade pública ou não governamental pode ser reconhecida visualmente através de sua logomarca.
O conceito de marca é bem mais abrangente que o desenho da logomarca ou logotipo que a representa. A marca pode ser lembrada não apenas pelo seu desenho (logomarca) mas por outros meios (mídias), além das características de diferenciação.
A marca não é só o desenho do logotipo.
Voce já deve ter escutado uma propaganda na rádio e reconhecido a empresa quando o locutor falou o nome da marca. Nesse caso, voce não viu o desenho do logotipo (ou logomarca), apenas escutou falar da marca e já fez a conexão. Esse é apenas mais um exemplo de que o logotipo é apenas a representação gráfica da marca.
O valor de uma marca é parcialmente abstrato, pois o mesmo perfil de