Trabalho de conclusão de curso
A empresa familiar se origina do seio da família, a mesma é administrada por um ou mais membros da família e a cultura da família exerce forte influencia sobre a cultura da empresa. A globalização da economia e a inserção de tecnologias no mercado, trouxeram grandes mundanças culturais, econômicas e tecnológicas para as organizações familiares, e as mesmas passaram a enfrentar diferentes ambientes de negócios, sendo esse contexto um fator determinante para o crescimento da organização, fazendo necessária a elaboração de estratégias de crescimento que necessariamente passam pelo controle interno, para a tomada de decisões através dos processos que dependem de relatórios operacionais e gerenciais, onde o planejamento financeiro, controle do fluxo de caixa se torna uma estratégia importante para a empresa competir e conseguir se perpetuar nos mercados.
PALAVRAS-CHAVE: Família. Cultura. Mudanças.
SUMÁRIO
1 GESTÃO DE MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES FAMILIARES 8
1.1 CONCEITO DE EMPRESA FAMILIAR 8
1.2 CONCEITO DE GESTÃO DE MUDANÇAS 12
1.3 AS PRINCIPAIS MUDANÇAS NA EMPRESA FAMILIAR 13
2 FLUXO DE CAIXA: UMA FERRAMENTA DE CONTROLE NA EMPRESA FAMILIAR 20
2.1 FLUXO DE CAIXA COMO ESTRATÉGIA NA EMPRESA FAMILIAR 20
2.2 CONCEITOS DE FLUXO DE CAIXA 24
NTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo mostrar a gestão de mudanças dentro das organizações familiares, onde existe a necessidade da família ter um mínimo de propriedade do capital, e a garantia de direitos legais para interferir no controle administrativo. Para o embasamento desse estudo o método adotado foi interpretativo, com procedimento de análise, pesquisa e a experiência vivenciada em uma empresa familiar – Manufatura de Estojos Baldi Ltda.
Nas organizações familiares são identificados conflitos entre empresa e família que refletem na descapitalização, falta de disciplina, utilização ineficiente dos