Trabalho de conclusão de curso
1. INTRODUÇÃO 2 2. JUSTIFICATIVA 3 3. PROJETO 3 3.1 Empresa 4 3.2 Levantamento 4 3.3 Desenvolvimento 5 3.3.1 Equipamentos de trabalho 5 3.3.2 Seleção do compressor 5 3.3.3 Material da tubulação 6 3.3.4 Dimensionamento da rede principal 7 3.3.5 Dimensionamento dos ramais 10 3.4 Orçamento 11 3.5 Desenho 12 3.5.1 Detalhes 13 4. CONCLUSÃO 14
1. INTRODUÇÃO
Há mais de 400 anos o homem já conhece, ainda que não com a amplitude de hoje, a aplicação da pneumática. Já nessa época eram fabricados órgãos que essencialmente geravam sons baseados no escoamento do ar sob pressão em tubos com furos.
No decorrer dos séculos, desenvolveram-se várias maneiras de aplicação do ar, com o aprimoramento da técnica e novas descobertas. Assim, foram surgindo os mais extraordinários conhecimentos físicos, bem como alguns instrumentos. Um longo caminho foi percorrido, das máquinas impulsionadas por ar comprimido na Alexandria aos engenhos pneumo-eletrônicos de nossos dias. Portanto, o homem sempre tentou aprisionar esta força para colocá-la a seu serviço, com um único objetivo: controlá-la e fazê-la trabalhar quando necessário.
Atualmente, o controle do ar suplanta os melhores graus da eficiência, executando operações sem fadiga, economizando tempo, ferramentas e materiais, além de fornecer segurança ao trabalho.
O termo pneumática é derivado do grego Pneumos ou Pneuma (respiração, sopro) e é definido como a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases ou vácuos. É também o estudo da conservação da energia pneumática em energia mecânica, através dos respectivos elementos de trabalho.
Através desses conhecimentos, pesquisas, estudos e trabalhos feitos, vamos realizar um projeto de melhoria de uma rede de ar comprimido em uma empresa de transportes, visando simplificar e agilizar os serviços a serem realizados, através de equipamentos eficazes e usufruir plenamente de todas as vantagens