Trabalho de comunicação interpessoal
O artigo Canal Aberto conta o caso de uma consumidora que ao se deparar com um produto cuja embalagem parecia ser feita de um material em extinção, estojo de madeira imbuia, entrou em contato com a empresa afinal aquele fato não parecia ser condizente com o que a Natura sempre deixou explícito de que era uma empresa que tinha com um dos seus principais valores corporativos a responsabilidade ambiental.
É um paradoxo: uma empresa que afirma publicamente seu compromisso e preservar o meio ambiente usar estojos feitos de madeira de lei, a imbuia, ameaçada de extinção, como embalagem de um de seus produtos.
Felizmente, o caso não foi deixado de lado e tratado somente no nível de serviço de atendimento ao consumidor. Ao contrário, este tema chegou nas mais altas esferas da Natura que, percebendo a seriedade do caso, procurou investigar e descobriu que realmente houve uma falha.
A imbuia utilizada na confecção dos estojos de madeira era certificada pelo Ibama, requisito este, já utilizado como padrão na Natura. Porém, o que não se podia garantir, era como a extração dessa madeira era feita. A investigação foi realizada e descobriu-se que existiam algumas inconsistências no processo de extração da madeira.
A Natura contatou a consumidora e assumiu que houve uma falha, bem como expôs todas as ações corretivas que seriam realizadas. A consumidora pode voltar a utilizar os produtos da Natura e a empresa continuou tendo sua imagem credibilidade inabalada e ainda utilizou este episódio como aprendizado onde as ações reparatórias tomadas só fizeram com que tanto a empresa quanto a sociedade tivessem mais benefícios,tais como: * Todos os colaboradores da empresa ficaram sabendo do episódio e adquiriram a percepção de que a empresa se esforça para colocar em prática suas crenças e valores. * A Natura já