TRABALHO DE COMUNICA O E EXPRESS O
Durante a disciplina de Comunicação e expressão, do primeiro semestre, foram vistos muitos conteúdos, o primeiro a ser visto foi o texto, seguindo da textualidade e suas características, coesão, coerência, narração, descrição, dissertação, redação oficial e suas características da redação oficial, documentos oficiais e suas características, formas de tratamento e endereçamento, que ao longo do semestre foram bastantes discutidos em sala de aula e aplicados em prova.
O conjunto de palavras e frases articuladas, escritas sobre qualquer suporte é chamado de texto, onde está inserida a mensagem que pretende passar um conceito feita com qualquer linguagem (cinema, imagem, artes plásticas, etc.). Para se ter um texto bem formulado deve-se seguir todas as suas características, por exemplo, a textualidade, é um conjunto de características que fazem com que o texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases. Os responsáveis pela textualidade de qualquer discurso são os fatores semântico/formal (coerência e coesão) e os fatores pragmáticos (intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade, intertextualidade).
A intencionalidade refere-se ao esforço do produtor do texto em construir uma comunicação eficiente capaz de satisfazer os objetivos de ambos os interlocutores. Quer dizer, o texto produzido deverá ser compatível com as intenções comunicativas de quem o produz. Já a aceitabilidade diz respeito a como eu reajo e como eu aceito, considero ou me engajo nas intenções pretendidas. Diz respeito à atitude do receptor do texto que recebe o texto como uma configuração aceitável, tendo-o como coerente e coeso, ou seja, interpretável e significativo. A situacionalidade não só serve para interpretar e relacionar o texto ao seu contexto interpretativo, mas também para orientar a própria produção. É a adequação do texto a uma situação comunicativa, ao contexto. Na informatividade ela responde