Trabalho de Computacao 3
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
COMPUTAÇÃO MÓVEL X UBÍQUA
Recife, Abril de 2015.
COMPUTAÇÃO MÓVEL X UBÍQUA
Trabalho apresentado como recursoavaliativo da disciplina Sistemas Operacionais,ministrada pelo Prof. Arlindo Batista Correia.
Recife, Abril de 2015.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. COMPUTACÃO MÓVEL 6
1.1. DESVANTAGENS DA COMPUTAÇÃO MÓVEL 7
2. COMPUTAÇÃO PERVASIVA 8
3. COMPUTAÇÃO UBÍQUA 9
4. AMBIENTE INTELIGENTE 10
4.1 PROBELMAS NA COMPUTAÇÃO UBÍQUA 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Quando se foi iniciado a era da informação, os dispositivos computacionais necessitam da intervenção de intermediários para que concluam as tarefas para quais foram destinados a ser executados. Esse tipo de intervenção ainda é usado nos dias de hoje.
Nósrecebemos uma gama de informações todos os dias e essas informações são utilizadas pela grande maioria da população, com todo esse arsenal de informações as mesmas vão semultiplicandoà medida que mais pessoas tenham acesso,e elas vão se renovando cada dia mais. Com todas essas informações nos dias atuais, a população global necessita cada vez mais que os recursos computacionais auxiliem suas atividades, ajudando-os a realizar suas tarefas ou, mais atrativo ainda, fazer o trabalho por nós.
Mas existe um problema quanto a isso: Quando dependemos assim de dispositivos computacionais, a própria presença física do dispositivo, junto com sua dificuldade de manipulação e quantidade de atenção que é requerida para seu manuseio, restringe todo um universo de possibilidades do qual o ser humano e a sociedade poderiam desfrutar.
É nesse cenário que surge a Computação Ubíqua, fruto da imaginação visionária de pensadores do século XX, ela é uma realidade na qual homem e computador coexistem de forma amigável e harmoniosa. Na Computação Ubíqua o objeto-computador é uma extensão das habilidades do homem, ajudando-o a realizar tarefas do dia-a-dia, realizando outras e