Trabalho de Comportamento do Consumidor
Classes Sociais:
Grandes agregações – As classe sociais são grupos secundários, isto é, grupos nos quais a comunicação entre os membros não é direta nem completa.
Hierarquizadas – As classes sociais comportam sempre uma noção de superioridade ou de inferioridade relativa. Essa característica é importante para compreendermos os fenômenos de consumo: compramos uma roupa para expressar sua posição dentro da sociedade tanto quanto para cobrir o corpo.
Evolutivas – As classes sociais não constituem faixas permanentes. Sua própria hierarquização conduz os membros de classes inferiores a tentar subir na escala social.
Multidimensionais – A classe social não pode ser reduzida ao nível de instrução ou da renda. Por exemplo, um caminhoneiro, mesmo ganhando mais do que um professor de escola primária, não pertence a mesmo meio social.
Relativamente Homogêneas – Ocupando a mesma posição e compartilhando o mesmo sistema de valores, os membros de uma classe social tendem a ter comportamento similar.
2.2.1 Medir uma classe social
Método de autodefinição:
O pesquisador pede aos indivíduos que indique, em uma lista, seja diretamente ou comparando com outros, a que classe social crê pertencer. É possível também atribuir uma nota (de 0 a 10) na escala social, ou ainda situar-se dentro de uma pirâmide ou sobre os degraus de uma escala.
Método baseado na reputação:
Recorre-se a uma pessoa bem informada que indique a classe social à qual pertecem vários membros de seu