Trabalho de ciências
São todas as formas que auxiliam ou garantem a polinização entre flores de indivíduos diferentes, promovendo o aumento da variabilidade genética: pode ser o vento (polinização anemófila) ou animais, como insetos, pequenos mamíferos e pássaros.
QUEM SÃO OS AGENTES POLONIZADORES:
A polinização pode se dar através de diversos agentes: como vento, insetos, pássaros, água, morcegos e homem. A FUNÇÃO DO BEIJA-FLOR:
Os beija-flores são também atraídos por flores de outras numerosas plantas, além das mencionadas. Ao sorver o néctar, promovem a polinização - deslocam o pólen do órgão masculino da flor até o órgão feminino dela, fecundando-o.
A FUNÇÃO DA ABELHA:
Ao pousarem sobre as flores e contraírem os músculos de suas asas, o que gera aquele zumbido que conhecemos, elas provocam a maior tremedeira. A vibração é tanta que faz uma explosão dentro da antera. E forma-se uma nuvem de grãos de pólen sobre a abelha, que voa cheia desses grãos em direção a outra flor e os deixa sobre seu estigma. Pronto! Está feita a polinização.
A FUNÇÃO DA BORBOLETA:
A borboleta é um importante agente polinizador. Se extintas, haveria prejuízos para a flora (prejuízos iniciais) e fauna (prejuízos consequentes).
A FUNÇÃO DO MORCEGO:
Há também os morcegos polonizadores que têm sua dieta baseada no pólen e no néctar das flores. Eles são muito encontrados na região do cerrado, Amazônia e Mata Atlântica e são considerados benéficos ao homem, por propiciarem a polinização das flores, favorecendo a geração de frutos e, consequentemente, de descendentes.
ESCOLA RESSURREIÇÃO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ALUNA: JADNA TAWANE DA SILVA GOMES
PROF.: ANTÔNIA LÚCIA
AGENTES POLONIZADORES
MACAU/RN
11/09/2012
ÁLBUM ILUSTRADO DOS AGENTES POLONIZADORES
Beija- Flor
Abelha
Borboleta
Morcego
FONTES DE PESQUISA
. Yahoo
. Wikipédia
. Oocities
. Escola Kids
. Google Imagens