TRABALHO DE CIÊNCIAS MOLECULARES
A principal função dos carboidratos sejam carboidratos complexos ou simples é de fornecer energia, é o primeiro nutriente a ser requisitado e “preferido” pelo nosso corpo por ser facilmente digerido.
Além de providenciarem energia para o sistema nervoso central (glicose) é a primeira fonte de energia que os músculos requisitam quando trabalhados a alta intensidade sem oxigênio.
Sendo definido como a fonte de energia preferida pelo nosso corpo, outra função dos carboidratos consiste em regular a digestão e utilização de proteínas e gorduras, evitando assim que o corpo utilize proteínas como principal fonte de energia, o qual fará com que apenas a utilize para sua principal função que é o crescimento e reparo dos tecidos musculares.
O seu consumo inadequado fará com que o nível de energia corporal diminua, afetando o desenvolvimento muscular e a diminuição na taxa metabólica, causando menor produtividade na redução do peso.
Apenas uma 1g de carboidrato providencia 4 Kcal de energia, sendo recomendado o seu consumo total a volta dos 50 a 60% os quais deverão ser na sua maioria carboidratos complexos.
Carboidratos Simples
Todo o carboidrato contém três básicos elementos que são: carbono, hidrogênio e oxigênio.
Sendo os carboidratos simples digeridos rapidamente pelo organismo e uma fonte de energia imediata, também conhecida como monossacarídeos e dissacarídeos, são encontrados no açúcar natural que se encontra na fruta, mel, leite, açúcar de mesa e refinado e xarope de milho.
Por ser rapidamente digerido e absorvido pelo nosso organismo, influência no aumento dos níveis glicêmicos no sangue, o consumo desse tipo de alimento deverá ser moderado. Altos níveis glicêmicos no sangue estão relacionados à hiperglicemia, frequentemente associada a diabetes tipo 2.
O mais simples dos hidratos de carbono é a glicose, o açúcar utilizado pelo corpo. Sendo dividido pelas células e transformada em