Trabalho de Ciências - metodos contraceptivos
Como é
É uma capa fina de borracha (látex) que deve ser colocada no pénis para impedir o contato direto com a vagina.
Como funciona?
O preservativo masculino impede o contato do pénis com a vagina, nas relações sexuais genitais, impedindo assim que os espermatozoides entrem em contato com a vagina e ocorra uma gravidez. Ele também impede a troca de secreções nas relações sexuais, genital, oral e anal, prevenindo também as DST's.
Como se usa?
Para abrir a embalagem do preservativo não é preciso muito esforço, ou seja, nada de usar unhas, tesoura, faca. A embalagem já vem picotada nas laterais para facilitar a abertura. Depois de retirá-lo da embalagem, deve-se verificar o lado certo, apertar o reservatório, para evitar que fique com ar (lugar onde vai ficar o esperma), pois se ficar com ar, ele pode rebentar com mais facilidade. Mantendo a ponta apertada, deve-se ir desenrolando o preservativo sobre o pénis até chegar à base. Se não for desenrolado até à base pode ser que durante a relação sexual ele saia do pénis e perca a proteção. Depois de desenrolar até a base, evite passar a mão, pois, isto pode retirar o lubrificante do preservativo, possibilitando que o preservativo fure com mais facilidade. Agora está tudo pronto para se ter uma relação sexual protegida.
-Imediatamente após ejacular, o homem deve retirar o pénis da parceira para evitar que ele fique dentro da vagina.
Vantagem
Sem riscos relacionados ao método. Não existe necessidade de supervisão médica. Barato. Não existe necessidade de exame pélvico antes do uso.
Pode prolongar a ereção e tempo até a ejaculação. Servem como proteção contra ITG e outras doenças sexualmente transmissíveis (p. ex. HBV, HIV/AIDS).
Desvantagem
Alta taxa de falha (taxa de gravidez 10-30 por 100 mulheres durante o primeiro ano de uso). As camisinhas precisam estar disponíveis antes do início da relação sexual. Pode reduzir a sensibilidade do pênis. Pode ser difícil manter a ereção.