Trabalho de ciências atuariais
Pouco conhecida, a carreira que prepara os profissionais para trabalhar com análise e mensuração de riscos absorve grande número de estudantes no mercado de trabalho
Unir Ciências Exatas, Matemática e Legislação em uma única graduação é o diferencial do curso de Ciências Atuariais. A carreira, que tem por objetivo formar um profissional apto a trabalhar com análise e mensuração de riscos, é uma das que mais crescem no Brasil. Hoje, o mercado de trabalho oferece um grande número de vagas no país, especialmente na área de Seguros em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro.
Oferecido desde 2000 na [pic]PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), o curso acaba de formar (em julho de 2004) sua primeira turma na universidade com o indicativo positivo de ter encaminhado boa parte dos alunos ao mercado de trabalho, inclusive, na própria Belo Horizonte, que já passa a reconhecer a importância da atuação deste tipo de profissional.
Perfil do profissional
O estudante de Ciências Atuariais deve, sobretudo, gostar de Ciências Exatas e Legislação, suas principais "ferramentas" ao longo dos 4 anos da graduação e também de toda sua jornada profissional. Além disso, é necessário ter bons conhecimentos de informática e fluência no idioma inglês, já que a maior parte da bibliografia referente à profissão do Atuário é neste idioma.
Entre as disciplinas específicas oferecidas na grade curricular do curso estão: Teoria Geral do Seguro, Matemática Atuarial Aplicada para a Previdência, Legislação do Seguro e da Previdência, Análise de Investimentos, Matemática Financeira, Contabilidade Aplicada a Seguros e Auditoria de Seguros.
Mercado de trabalho
Em expansão, a carreira conta com poucos profissionais especializados e um bom número de ofertas, o que em um cenário econômico problemático como o do Brasil, torna-se grande vantagem para os jovens que pretendem ingressar em uma profissão. Para Ellen Cristina da Silva Souza, 22 anos,