Trabalho de ciência dos materiais
HEITOR F. GARCIA DE ALBUQUERQUE
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
SÃO LUÍS – MA
2015
HEITOR F. GARCIA DE ALBUQUERQUE
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Trabalho feito e entregue ao professor Alexssan Moura, com o objetivo de obter parte da nota Parcia I, no curso de Engenharia Civil.
SÃO LUÍS – MA
2015
Selecione seis dos itens ou dispositivos modernos apresentados em sala e faça uma busca na internet para determinar quais materiais específicos são usados e quais propriedades específicas esses materiais possuem para o dispositivo/item funcionar corretamente.
Baterias de Celular: Aplicação de materiais cerâmicos em dispositivos de armazenamento de energia, em especial baterias secundárias de íons lítio, dispositivos nos quais os materiais cerâmicos, especialmente óxidos, são muito importantes em todas as partes do dispositivo. A revisão está focada nos materiais cerâmicos para catodos e ânodos, partes chaves destes dispositivos. Ela tem por principal finalidade ser uma fonte de informação para aqueles que desejem trabalhar com o desenvolvimento de materiais cerâmicos para tais tipos de dispositivos. Aspectos relacionados à nanotecnologia e materiais óxidos nanoestruturados.
Princípios de funcionamento das baterias de íons lítio:
No processo de carga de uma bateria secundária de lítio, esta atua como uma célula eletroquímica; os íons Li+são desinseridos do catodo, caso este seja um material litiado, sob a ação de um campo externo provocando a oxidação de um elemento de transição de valência variável (Mne-) presente neste eletrodo. Os íons Li+ migram através do eletrólito até o ânodo, onde são reduzidos com a chegada dos elétrons que o catodo entrega ao circuito externo, produto do processo de oxidação anteriormente descrito. No processo de descarga (desinserção dos íons Li+ do ânodo e reinserção no catodo) ocorrem os processos redox inversos espontaneamente. A bateria