TRABALHO DE CITOLOGIA - MICROSCOPIO OPTICO
O Microscópio foi um dos mais importantes inventos para a medicina moderna, graças a ele podemos ter acesso a tantos remédios eficazes para as nossas doenças. O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células. Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723). O objetivo das aulas pratica foi mostrar o conceito, instrumentalização e o modo de como trabalhar com o microscópio ótico. De inicio aprendemos o que é, e como funciona o microscópio ótico, passando por essa etapa fizemos os primeiros testes de acordo com o sugerido e também fizemos testes e estudos envolvendo o M.O com o conteúdo aplicado em sala de aula.
Microscopia Óptica
Microscópio Óptico (Ótico)
• Configuração ótica na qual o espécime fica localizado em frente ao plano focal da objetiva e a luz transmitida através da imagem, ou refletida da porção central do espécime em observação, produz raios paralelos que se projetam pelo eixo óptico do microscópio até as lentes (oculares).
• A porção de luz que chega até a objetiva, originária da periferia do espécime em observação, é conduzida através das lentes dotubo e então focada numa imagem plana intermediária, que é então ampliada pelas oculares.
MICROSCOPIA
Partes de um Microscópio Óptico (Ótico)
Mecânica
1. Base ou pé
2. Braço
3. Tubo ou canhão
4. Revólver
5. Mesa ou platina
6. charriot
7. Parafusos macrométrico e micrométrico
Óptica
- Fonte de luz
- Condensador
- Diafragma
- Filtro
- Oculares
- Objetivas
USO DO MICROSCÓPIO ÓTICO
1. Verificar a voltagem e ligar o equipamento à rede elétrica.
USO DO MICROSCÓPIO ÓTICO
2. Acender a lâmpada do