Trabalho de ciencias
Antes de começar a estudar Homero é necessária uma mínima introdução à literatura grega antiga como um todo. Abaixo estão dadas de forma muito sintética e até esquemática as coordenadas iniciais para uma aproximação à leitura da Ilíada.
O Legado Clássico
O Legado Clássico, ou Herança Clássica, que recebemos da Antigüidade Greco-latina poderia ser sintetizado em quatro grandes temas:
1) Os gregos e romanos criaram e aperfeiçoaram os maiores gêneros da literatura ocidental e influenciaram fortemente muitas literaturas posteriores, especialmente a partir do Renascimento;
2) Criaram sistemas políticos e jurídicos que desenvolveram os princípios da justiça, liberdade política e democracia;
3) A filosofia grega é o fundamento do pensamento ocidental; especialmente por meio de Platão e Aristóteles;
4) Suas artes plásticas (pintura, cerâmica, escultura) e arquitetura continuam a atrair a admiração depois de mais de 2.000 anos. Fases da Literatura Grega Antiga
As obras da literatura grega antiga são datadas entre o séc. VIII a.C. e o séc. IV d. C., ou seja, aproximadamente 1200 anos de tradição literária ininterrupta. No curso nos concentraremos especificamente no Período arcaico, quando foi composta a Ilíada.
1) Período Arcaico (séc. VIII-VI a.C.)
No período arcaico da história grega surgem dois importantes gêneros literários, que terão continuidade até os dias de hoje, a poesia épica e a poesia lírica.
- A Poesia Épica (séc. VIII a.C): se conservam nela reminiscências que remontam à Guerra de Tróia e à época micênica (séc. XII a.C.). É poesia épica a epopéia homérica, representada nos dois poemas, a Ilíada e Odisséia. Tradicionalmente vinculada a poesia épica está também a Teogonia, de Hesíodo, e seu poema didático, Os Trabalhos e os Dias.
- A Poesia "Lírica" (séc. VII e VI a.C.): Representada por autores como Alceu, Safo, Estesícoro, Alcmano, etc... Surge junto com a filosofia dos pré-socráticos (Tales,