trabalho de ciencias sociais
Comte pregava em sua teoria positivista um modelo de sociedade organizada, na qual o poder espiritual não mais prevaleceria, ficando a cargo o governo dos sábios e cientistas.
2.Explique a lei dos 3 estados de Auguste Comte.
A lei dos 3 estados foi a primeira lei verdadeiramente sociológica criada por Auguste Comte. A lei dos 3 estados representam as fases necessárias para a evolução humana, onde cada uma delas teria sua abstrações suas observações e sua própria imaginação.
A primeira lei de Comte pode ser explicado por fatos sobrenaturais ou seja entidades(deus ou deuses), as quais comandara os fatores que compõem a realidade.Na segunda lei, a realidade seria pesquisada diretamente, mais ainda haveria a presença do sobrenatural ( a natureza, o éter, o povo, o capital). A terceira e ultima lei a humanidade já está em um estágio evolutivo, o apogeu da humanidade, os fatos seriam explicados segundo leis gerais abstratas, de ordem inteiramente positiva, nas quais o fator absoluto é substituido pelo fato relativo, pois tudo seria relativo, exceto a lei absoluta da relatividade.
3 O que justifica Emile Durkheim ter marcado decisivamente a sociologia?
A sua maior contribuição foi ter um método e ter introduzido um objeto de estudo próprio á investigação social. Além disso, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica, Durkheim consolidou definitivamente a Sociologia como disciplina acadêmica.
4 O que são Fatos Sociais e quais suas principais características?
Os fenômenos que o autor denomina fatos sociais são: " toda maneira de agir ou pensar fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo um coerção exterior; ou ainda que, é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria independente das manifestações individuas que possa ter"
As principais características dos fatos sociais:
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os