Trabalho De Ciencias Sociais 2
William Min Heuk Kang - 41432241
Introdução às Ciências Sociais
Ensaio sobre Negócios Sociais
São Paulo
2015
Nos dias de hoje, podemos ver a oposição da sociedade ao modo empresarial capitalista que visa apenas o lucro, sem se preocupar com a questão ambiental e a desigualdade social que por ela é instalada. E na tentativa de minimizar isso, foram criados os “negócios sociais”. Um negócio social existe para gerar suas próprias receitas a partir da venda de produtos e/ou de serviços e com isso, gerar um impacto positivo em pessoas de classe social baixa. Porém sua razão de existir é exclusivamente por uma causa sócio ambiental.
O negócio social já existe há algumas décadas dentro de ONG’S e organizações do terceiro setor. Mas este novo modo empresarial vem criando força a partir do momento que percebeu que não podia mais esperar por doações sempre que estivessem sem recursos e passou a criar estratégias que lhes dessem lucros e resolvessem as questões sociais existentes ao seu redor, botando em prática a sua missão social.
Os negócios sociais têm modelos integrados, em que o core business gera ao mesmo tempo riqueza e um impacto social positivo. É diferente da responsabilidade social empresarial, em que muitas vezes ganha-se dinheiro de forma tradicional, passando parte dos recursos ganhos para iniciativas sociais.
Do ponto de vista do financiamento do impacto social, por exemplo, um dos caminhos do mundo moderno é a criação de um bom plano de “negócio social”, ou seja, criar estratégias desenvolvidas pelo terceiro setor para lançar no mercado um novo produto ou serviço, que resultem em recursos financeiros à sustentabilidade das organizações sociais. Um “negócio social” bem-sucedido gera recursos adicionais que agregam na diversificação de fontes de capital, desenvolvimento das habilidades dos funcionários ou voluntários do projeto e aumento da visibilidade do negócio social, que automaticamente impulsiona o