trabalho de ciencias resumo
Olfato é a capacidade de captar odores através do sistema olfativo, é considerado um sentido químico, pois depende de estimulantes químicos para que os receptores funcionem, e seu principal órgão é o nariz.
A cavidade nasal é composta por um epitélio secretor de muco e a mucosa amarela forra a parte superior das fossas nasais. E essa mucosa amarela possui muitas terminações nervosas.
Os dentritos são a continuação dos neurônios responsáveis pela recepção de estímulos nervosos, e no caso das células olfativas esses prolongamentos são pêlos que ficam na camada de muco que cobre as cavidades nasais. Portanto, ao inspirar, as substâncias que possuem odores entram nas fossas nasais, e se dissolvem no muco que impregna a mucosa amarela, que atinge os prolongamentos sensoriais.
Então, partir daí, são gerados impulsos nervosos, que são levados até o corpo celular das células olfativas, atingindo os axônios, que se comunicam com o bulbo olfativo, que se dirigem e formam estruturas sinápticas. Essas estruturas se conectam em grupos que são levadas para as células mitrais, aumentando a sensibilidade olfatório, que é enviada para o Sistema Nervoso Central, onde esse processo é interpretado e decodificado.
O olfato está ligado ao paladar, porque as moléculas aromáticas que são liberadas pelo alimento atingem as células olfatórias, então o gosto dos alimentos é a junção do sabor e do aroma. As vezes quando uma pessoa está resfriada e com o nariz congestionado, ao comer, ela quase não sente o gosto do alimento, por causa dessa ligação. Um aroma de um bom alimento estimula as células olfatórias, e também o paladar, liberando uma maior quantidade de saliva.
E além disso, o olfato também está ligado às emoções, muitos odores trazem lembranças, marcam momentos, e a capacidade para experimentar e expressar essas emoções se desenvolve também pela habilidade de processar esses odores
A mucosa olfativa é muito sensível, as vezes poucas moléculas já são suficientes para