trabalho de ciencias reciclagem e residuos
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
CLASSIFICAÇÃO DOS RESIDUOS
Introdução
Nos municípios de responsabilidade do IAP da região de Maringá , cerca de 45% dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são destinados a lixões, locais para depósitos sem qualquer tipo de controle. Cerca de 8% dos RSU são destinados aterros controlados, locais onde o lixo é depositados em valas sem qualquer tipo de controle subprodutos da decomposição, tais como chorume de gases. Aproximadamente 23% são destinados a aterros sanitários, técnicas de engenharia para confinamento dos resíduos sólidos municipais. Os 23% de municípios restantes não disponibiliza informações ou não há disposição de RSU.
Assim neste trabalho procuramos classificar e caracterizar os tipos de resíduos encontrados em áreas urbanas e rurais
Caracterização
A caracterização dos Resíduos Sólidos consiste em determinar suas principais características físicas e/ou químicas, qualitativa e/ou quantitativamente dependendo da abrangência e aplicação do resultado que se quer obter. A caracterização deve ser feita por profissional especializado e, dependendo da complexidade, em laboratórios de análises, para que sejam feitos testes específicos (FARIA, 2014).
Para que os resíduos sólidos sejam devidamente caracterizados deve-se conhecer sua origem, seus constituintes e características. Durante a caracterização, que é feita seguindo padrões específicos de amostragem e testes, são determinados, por exemplo, se um resíduo é inflamável, corrosivo, combustível, tóxico e etc. Também são estudadas suas características físicas granulometria, peso, volume, resistência mecânica e química, reatividade, composição, solubilidade e etc. (FARIA, 2014).
Resíduo Hospitalar
Qualquer resto proveniente de hospitais e serviços de saúde, geralmente é constituído de seringas, agulhas, curativos e outros matérias que podem apresentar algum tipo de contaminação por agentes