Trabalho De Ciencia Politica AVA
Hobbes e Locke, exigiam um "estado de natureza" original em que não haveria nenhuma autoridade política e argumentavam que era do interesse de cada indivíduo entrar em acordo com os demais para estabelecer um governo comum. Os termos desse acordo é que determinariam a forma e alcance do governo estabelecido: absoluto, segundo Hobbes; limitado constitucionalmente, segundo Locke. Na concepção não absolutista do poder, considerava-se que, caso o governo ultrapassasse os limites estipulados, o contrato estaria quebrado e os sujeitos teriam o direito de se rebelar.
Thomas Hobbes foi o primeiro filósofo moderno que articulou uma teoria contratualista, que na sua obra de Leviatã, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades. Seu argumento era que, no estado natural, ainda que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, nesse estado de natureza, cada um de nós tem direito a tudo.
Entretanto, os homens têm a pretensão de acabar com o estado de guerra, formando sociedades ingressando num contrato social. Para Hobbes, a sociedade necessita de uma autoridade à qual todos os membros devem render o suficiente da