Trabalho de catequese
TRABALHO APRESENTADO COMO ENCERRAMENTO DA PREPARAÇÃO PARA A 1º EUCARISTIA
CATEQUIZANDO: VITOR BRENO DE MORAIS E COSTA CATEQUISTA: DEISE BARCELOS DE ALMEIDA
PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO
CAPELA SÃO JOSÉ OPERÁRIO – QUINTINOS – MG
PÁROCO: VALDINEI BATISTA PINHEIRO
DEDICATÓRIA
NOSSA SENHORA
DO
CARMO
Santo de devoção da família
Por que da devoção?
Bibliografia do santo
Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Nossa Senhora. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel.
A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o acto de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus. A sua festa litúrgica é comemorada pelos cristãos no dia 16 de Julho.
Historia dos principais milagres deste santo
Os "milagres" parecem-nos muito ingênuos ou demasiado simples. Mas eram as coisas que contavam numa vida muito dura. Em 1754 (a fotografia tem reflexos mas dá para ver a inscrição).
Diz o ex-voto em linguagem popular:
Milaguer Q ~fes N.S Do Carmo; a Mel Fri~z Morna ilha Coutos da Villa de Arrayollos Q~ Estando Huma Noite No Campo com huma mulla saia; pastando Co ella O cometeo hum ladam, E lhe Deio. huma Facada na Barrigua; Q~ficou com as tripas na mão; e Foi a Srª SerVida. prndence o lladam com a mulla E le coubro. Sai de Por Feita E Ficou Livre da morte Anno de 1754.
Por outras palavras. Houve um milagre, porque um ladrão roubou uma mula que pastava, a Manuel (...) que estando uma noite no campos nas Ilhas, Couto de Arraiolos um ladrão lhe deu uma facada na barriga, tendo ficado o Manuel com as tripas na mão. E foi a Senhora do Carmo que fez prender o