Trabalho de Casa
1 - O que é o estado de natureza? (Em Locke) R : John Locke faz remontar a origem do poder político a um estado de natureza onde os seres humanos viveriam em plena liberdade e igualdade, sem qualquer subordinação natural mútua, isto é, sem ninguém com poder para dar ordens ou impor justiça, regendo se pela lei natural, ou seja, segundo Locke, o estado de natureza é aquele que precede a constituição de uma sociedade civil, regulado pela lei natural. (Onde os seres humanos têm os mesmos direitos, têm direito à vida, à liberdade e à propriedade, mas no entanto não existe uma autoridade que garanta a protecção da vida, da liberdade e da propriedade).
2 – O que é a lei natural?
R: A lei natural é onde os seres humanos têm os mesmos direitos (ninguém manda em ninguém), têm direito à vida, à propriedade e à liberdade, mas no entanto não existe uma autoridade que garanta a protecção da vida, da liberdade e da propriedade.
3 – O que levou esses indivíduos a abandonar esse estado de natureza?
R: O que levou esses indivíduos a abandonar esse estado de natureza foi a necessidade de constituir um poder que imponha o cumprimento da lei natural (corresponde a uma necessidade de segurança).
4 – Como se constituiu o Estado?
R: O estado foi constituído a partir do contrato social, a partir deste, os indivíduos por mútuo consentimento cedem o seu poder ao Estado, incumbindo-os de fazer e executar as leis necessárias à preservação dos direitos de todos, constituindo assim a sociedade civil e o Estado.
5 – O que é a sociedade civil? R: Sociedade civil refere-se à totalidade das organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade em funcionamento, por oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado (independentemente do seu sistema político) e a sua criação corresponde a uma necessidade de segurança, razão pela qual os seres humanos trocam a liberdade que possuíam no estado de