: Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia
2014
Resumo: Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia A geografia foi encarada como a ciência das descrições e de informações e com isso exigia muita memorização, já nos dias atuais, a geografia se preocupa com o estudo do espaço organizado pela sociedade, principalmente com o entendimento da relação homem-natureza que se dá a partir da participação ativa dos alunos na percepção da realidade que os envolve, com isso a geografia deixa de ser somente descritiva.
Propõe que o estudo da geografia proceda do ponto de partida que é o estudo da realidade a partir das áreas próximas dos alunos, levando- o ao fazer indagações das coisas.
A aprendizagem do aluno ocorre sobre orientação do professor, fazendo as devidas analise, debatendo, e opinando sobre o assunto. Faz–se necessário colocar esse aluno em situação de trabalho em grupo ou individual, levando –o a campo para a observação direta da realidade. Nas escolas possuem algumas dificuldades para se realizar o trabalho de campo, pois as escolas impõem barreiras alegando indisponibilidade de horário e atrasos no programa acadêmico.
Ao professor cabe manter um elo de motivação dos alunos levando-os a despertar interesse, discutindo e fazendo perguntas para aguçar a curiosidade desses alunos. E ao aluno cabe a tarefa de coletar dados, materiais, observação e anotação de tudo que é observado.
.
O trabalho de campo deve ser pensado não como um fim, mas como um meio que deve ter uma continuidade ao retorno da sala de aula, mostrando junto com os alunos o que foi eficaz nesse trabalho de campo.