TRABALHO DE CALCULO DE VARIAS VARIAVEIS
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
O CENTRO DE MASSA NOS EDIFICIOS
RESISTENTES A TERREMOTOS.
Curso:
Engenharia Civil –
Aluno:
Professora:
Resumo: O centro de massa é um ponto que se comporta como se todo o peso estrutural de um corpo estivesse concentrado sobre ele. Para calcularmos, dependemos da distribuição da massa do corpo e de equações específicas do cálculo de várias variáveis. Um dos muitos exemplos de aplicação desta teoria ocorre em países como Japão, os edifícios estão sendo construídos para que possam minimizar os efeitos de terremotos.
1. Introdução: Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas. Os terremotos causam enormes danos a muitos países, que devido a sua localização geográfica estão bastante sujeitos as estes abalos sísmicos. O Japão, um dos países que mais sofrem com os terremotos, vem se preparando há alguns anos para minimizar estas tragédias. 2. Justificativa:
Os projetos estruturais de grandes edifícios, por exemplo, devem ser feitos com vistas à dissipação da energia introduzida pelo sismo. Essa energia balança a estrutura, que muda sua posição e seu centro de massa rapidamente, o que altera sua configuração de equilíbrio, podendo levar a esforços acima dos limites projetados para os elementos estruturais, que podem sofrer danos graves ou mesmo romper. Estas novas tecnologias que minimizam os impactos se relacionam com o conceito do centro de massa, aprendido na disciplina de Cálculo de Várias Variáveis.
3. Objetivo:
Analisar a eficácia do sistema de contrapeso utilizado em países que apresentam risco eminente de terremotos no controle de danos