trabalho de bioquimica
1.1 Reações de precipitação de Proteínas
Reagentes utilizados:
• Solução de proteínas preparada pela diluição de clara de ovo a 10% v/v com solução salina (NaCL 0,9g% (p/v))
• Ácido tricloroacético (TCA) a 10% (p/v)
• Álcool etílico absoluto
Precipitação por ação do calor
Procedimento:
• Em um tubo de ensaio colocar 2 ml da solução de proteínas e aquecer este tubo diretamente na chama e observar.
RESULTADO:
Observamos que ao ser exposta a alta temperatura a proteína apresentou uma formação de coágulo branco,pois o calor provocou agitação térmica da molécula proteica,rompendo as interações entre os átomos,afetando sua estrutura tridimensional,diminuindo a solubilidade da proteína.
Conclusão
Durante o experimento fez-se visível as alterações físicas e químicas sofridas durante uma desnaturação proteica pelos agentes desnaturantes adicionados a solução de proteína utilizada no experimento.
Alem das reações específicas com determinados reativos,também foram analisado a influencia de temperatura e de pH na solubilidade das proteínas presente no material utilizado.Os resultados mostraram que a temperatura e o pH exercem influencias na solubilidade da proteína utilizada e interação entre essas duas variáveis.
Concluímos então, mediante experimentos, que as reações de precipitação podem alterar as estruturas quaternária,terciária e secundária das proteínas como as reações por ação térmica,presença de alcaloides e solvente orgânico.
Precipitação por reação com reagentes para alcaloides
Procedimento:
• Em um tubo de ensaio colocar 1 ml da solução de proteína e 1 ml de ácido tricloroacético (TCA) e observar.
Resultado:
Observamos que ao ser adicionado ácido tricloroacético a solução proteica utilizada,ocorreu a formação de um precipitado esbranquiçado e viscoso aderida na parede do tubo.
O fato de adicionar ácido tricloroacético a solução de proteína,reduziu o pH do meio,tornando positiva a carga de