trabalho de biologia
A Água, Fonte De Riqueza Natural E Saúde Da Humanidade
ALUNO: BIANCA GONÇALVES CEZARIO
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Biologia, turno manhã, da Escola Alayde Maria Vicente ministrado pelo professor Gaspar.
A Água, Fonte De Riqueza Natural E Saúde Da Humanidade
Durante séculos, o mundo olhou para as riquezas enterradas debaixo das matas brasileiras. Ouro, esmeraldas, pedras e metais ditaram o rumo da nossa História. No século 21, guardamos sob os nossos pés um tesouro ainda maior: água. O mais precioso bem da Humanidade encontrou nos subterrâneos do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai o seu maior reservatório. Nas três fronteiras, o planeta água se mostra mais do que generoso, as águas de superfície e as águas subterrâneas formam um patrimônio de valor incalculável. Reservas naturais que os países do Mercosul sabem que têm de cuidar porque delas depende também o futuro da Humanidade.
O Brasil é hoje o país mais rico do mundo em água. Só de rios são quase 56 mil quilômetros quadrados. Temos 12% de toda a água doce do planeta e 53% da América do Sul. Mas é subterrânea a reserva mais valiosa: o Aquífero Guarani. O reservatório tem proporções gigantescas: 1,2 milhão de quilômetros quadrados. Oito estados brasileiros e outros três países latino-americanos são os guardiões dessa imensa caixa d’água enterrada.
O comerciante Leose Furunchi descobriu o poder desse aquífero. A água que jorra do poço lavou a alma do comerciante. Também pudera: ele descobriu uma mina de ouro. Água mineral. A água que ele encontrou em um sítio de Paissandu, nos arredores de Maringá, norte do Paraná, é diferente: contém vanádio, um mineral com propriedades medicinais. Ele atua contra o colesterol e influencia no funcionamento do pâncreas e do fígado, combate a diabetes e favorece o equilíbrio da saúde. No mundo todo só existem outros três poços. Um deles fica na França; outro, em