Trabalho de biologia
As crianças são mais suscetíveis à desidratação do que os adultos devido ao peso inferior do corpo e maior circulação de água e eletrólitos. Os idosos e os que se encontram doentes também possuem maior propensão.
B) Quais são as causas e as consequências da desidratação
A desidratação significa que o seu corpo não possui a quantidade de água e fluidos que deveria. A desidratação pode ser causada por muita perda de fluidos, pela ingestão insuficiente de água, fluidos ou ambos. Vômito e diarreia são causas comuns.
O corpo pode perder muitos fluidos devido às seguintes causas:
Vômito ou diarreia
Excreção excessiva de urina, tais como com diabetes não controlado ou uso de diuréticos
Suor excessivo (por exemplo, de exercício)
Febre
Pode-se não ingerir fluidos suficientes devido à:
Náusea
Perda de apetite causada por moléstia
Garganta inflamada ou feridas na boca
A desidratação em crianças doentes é frequentemente uma combinação de ambos - recusa em ingerir qualquer substância ao mesmo tempo que perde fluidos por causa de vômitos, diarreia ou febre. C) Que medidas são tomadas para resolver esse problema?
A ingestão de fluidos é geralmente suficiente para desidratação leve. É melhor ingerir quantidades pequenas e frequentes de líquidos (usando uma colher de chá ou seringa em crianças) do que tentar forçar grandes quantidades de uma só vez. A ingestão de muitos líquidos de uma só vez pode ocasionar mais vômito.
Soluções de eletrólitos ou picolés são bem eficazes. Encontram-se disponíveis no comércio. Isotônicos contêm muito açúcar e podem causar ou piorar a diarreia. Em crianças, evite usar água como o líquido de reposição principal.
Fluidos intravenosos e hospitalização podem ser necessários em caso de desidratação moderada a grave. O médico tentará identificar para, então, tratar a causa da desidratação.
A maioria dos casos de viroses intestinais (também chamadas de gastroenterite viral) tende a