trabalho de biologia
Agosto, 2006
56
Conceitos e aplicações dos adjuvantes
Leandro Vargas1, Erivelton Scherer Roman1
Introdução
Os herbicidas, até mesmo aqueles com ação de contato como paraquat, necessitam ser absorvidos para exercerem seus efeitos tóxicos. Existem muitas substâncias que podem ser usadas para promover maior cobertura das folhas e para aumentar a absorção dos herbicidas. A cobertura da folha é importante principalmente para herbicidas com ação localizada, ou seja, herbicidas com baixa translocação, como é o caso de paraquat. Para este herbicida ser eficiente é necessário cobertura uniforme das partes tratadas, conseguida com uso de um adjuvante chamado espalhante. Já a absorção de um herbicida também pode ser aumentada pela adição
1
Eng.-Agro., Pesquisador da Embrapa Trigo na área de manejo e controle de plantas daninhas. Caixa Postal 451.
Passo Fundo, RS 99001-970 vargas@cnpt.embrapa.br
de um ou mais adjuvantes. Em alguns casos a adição de adjuvante permite reduzir a dose herbicida em mais de 50%, comparativamente aquela utilizada sem adjuvante.
Tipos de adjuvantes
Os adjuvantes são substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades da solução, visando facilitar a aplicação ou minimizar possíveis problemas. Os adjuvantes são divididos em dois grupos: os modificadores das propriedades de superfície dos líquidos (surfatantes: espalhante, umectante, detergentes, dispersantes e aderentes, entre outros) e os aditivos (óleo mineral ou vegetal, sulfato de amônio e uréia, entre outros) que afetam a absorção devido à sua ação direta sobre a cutícula.
Surfatantes
São substâncias que afetam as propriedades de superfície dos líquidos, proporcionando ajustamento mais íntimo de duas substâncias.
Segundo Fleck (1993) os surfatantes podem afetar a eficiência dos herbicidas das seguintes formas:
•
Aumentam a retenção da