trabalho de biologia
Disciplina: Biologia
Profº: Martinho
Turma: 3001 EJA
Integrantes do grupo:
Adão Nº 1
Alcinéia Nº 2
Isabela Silva de Freitas Nº 17
Juliana Flausina Nº 23
Jaqueline Nº 18
Jerusa
Marcos Vinicius Nº 30 Tema:
Biodiversidade de plantas e animais da Cidade de Campos dos Goytacazes e Região.
Data de entrega: 19/11/2013.
Introdução
Essa pesquisa está falando sobre a biodiversidade existente em nossa região, transmitindo informações sobre cada espécie detalhadamente. A fauna e a flora riquíssimas existentes tão perto de nós. Espero que aproveite a leitura e possa lhe trazer mais conhecimento sobre as espécies que muita das vezes são esquecidas. Essa pesquisa também está mostrando o nome científico de cada uma das pesquisadas.
Nome popular: CUTIA
Nome científico: DASYPROCTA AZARAE
AMEAÇAS:
Caça e perda e fragmentação do hábitat (desmatamentos). É um dos mamíferos mais perseguidos pelos caçadores. A forma mais comum de caçá-las é através de armadilhas, uma caixa com comida (banana, geralmente) cuja tampa se fecha quando a cutia entra. Depois, ela é morta com uma espécie de espeto de ferro, introduzida pelas frestas da própria caixa que serve de armadilha.
DESCRIÇÃO:
Mede de 50 a 60 cm e pesa de 1 a 3 kg. A cauda é rudimentar como na capivara. A coloração geral é marrom-avermelhada, sendo o lado ventral mais claro. A região próxima à cauda é mais avermelhada. Os membros dianteiros são curtos e têm cinco dedos providos de fortes unhas. Os posteriores são longos e tem três dedos também com fortes unhas. O membro posterior alongado auxilia a cutia a pular.
ALIMENTAÇÃO:
Herbívora alimenta-se de frutos tais como bacupari (Rheedia gardneriana), cambucá, palmito, ingá entre outros, e talos de palmito jovem. Este animal pode estocar um grande número de frutos,