trabalho de biologia
2.
*O processo de fecundação humana revela a união de dois gametas (o ovulo e o espermatozoide) cada um com 23 cromossomos.
(O espermatozoide navega através de um fluido com ajuda do seu flagelo até encontrar o ovulo) havendo a cariogamia (fusão dos gametas).
Aqui há a reposição do numero total de cromossomas da espécie, pois houve fecundação de dois gametas com 23 cromossomas (formados por meiose). A partir daí forma-se o zigoto que por Sucessivas mitoses e citocineses e processos de diferenciação, originará um novo ser.
*Interna é quando o órgão reprodutor penetra na fêmea e introduz os gametas masculinos no corpo da fêmea. A reprodução humana, por exemplo, é uma forma de fertilização interna.
Já a externa é quando o animal lança os gametas em um ambiente externo. No caso dos peixes, por exemplo, em que o macho lança os gametas na água e a fêmea passa e os coleta em uma bolsa. Há casos em que a fêmea deposita o óvulo em um local e o macho passa com os gametas fecundando-os, de forma externa. Neste processo core o risco dos gametas não se encontrarem.
mitose meiose
3. Telolécito ou megalécito: o núcleo e o citoplasma formam uma pequena gota sobre uma quantidade enorme de vitelo (gema); a segmentação é discoidal – pois ocorre apenas no pólo animal e forma um pequeno disco de células, encravado na gema; é o ovo de répteis, aves, vários peixes.
Centrolécito: o vitelo ocupa a região central da célula e não se divide; o núcleo divide-se várias vezes no interior do vitelo e migra para a periferia, seguindo-se a divisão do citoplasma; a segmentação é superficial; é o ovo da maioria dos artrópodes (insetos e outros).
Heterolécito: apresenta quantidade de vitelo intermediária entre a dos ovos oligolécitos e telolécitos e concentrada mais no vegetativo que no pólo superior; a segmentação é total e desigual, pois, por ter menos vitelo, o pólo animal divide-se mais rapidamente e produz células menores e mais