Trabalho de Biologia 6º
O responsável por determinar e aprovar era o executivo principal.
A escola do planejamento financeiro atuava de maneira altamente formal, quase mecanicamente programada e materializada pelo orçamento anual.
A empresa estimava seus vários gastos com base na previsão de receita e coordenava todos os recursos aos objetivos planejados. Uma de suas características era a ênfase na administração por objetivos (APO), conceito desenvolvido por Peter Drucker.
Este tipo de planejamento normalmente gerava no executivo uma preocupação com objetivo principal: cumprir o orçamento, ou seja, “seguir as regras”, e por isso acabava por inibir a capacidade empreendedora, uma vez que o risco era posto em segundo plano devido à miopia que priorizava atividades mais operacionais.
Enquanto algumas atividades enfatizavam tais como controle e orçamento, nada era dito a respeito da formulação de estratégias. Basicamente o planejamento financeiro muitas vezes reduzia-se a um “jogo de números”, não havendo espaço para o conceito estratégia.
3
Planejamento
e Estratégia
MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do Planejamento Estratégico, 2004. AFINAL, O QUE E PLANEJAMENTO? Esta pode parecer uma pergunta estranha a se fazer no fim do século 20, tendo em vista a longa popularidade do planejamento, especialmente (ironicamente) na América Corporativa e na Europa Comunista. Em grande parte um exercício orçamentário na América dos anos