Trabalho De Biologia 2 Corpo
Por conta do parasitismo, os vírus se infiltram em determinadas células para alterá-las e se multiplicarem, causando a morte da mesma ao final do processo. A seguir, veremos exemplos de doenças virais causadas no sistema digestório.
- Caxumba
A caxumba é uma doença infecciosa causada pelo vírus da família paramyxovirus, que afeta as glândulas parótidas (responsáveis pela saliva), e causam dores de cabeça, febre alta, perda de apetite, inchaço nas glândulas salivares, além de fraqueza e incômodo ao mastigar e engolir alimentos.
Transmitida através do contato com a saliva do individuo infectado, a caxumba é mais comum em crianças, e pode ser evitada por meio de vacinas (como a tetra viral e tríplice-viral), além de não compartilhar, talheres, bebidas ou alimentos com outras pessoas.
Os sintomas podem aparecer em um período de até uma semana após contrair a doença o que aumenta as chances de contaminação uma vez que o individuo desconhece estar infectado.
Não há tratamento específico para caxumba e, uma vez adquirido, o organismo naturalmente combate a doença, sendo, portanto o repouso de extrema importância.
O ser humano é o único hospedeiro natural da caxumba, portanto só é possível contraí-la pelo contato com outra pessoa infectada.
Após a doença ser curada, a pessoa é considerada imune à caxumba.
- Gastrenterite Rotaviral
A gastrenterite rotaviral é uma doença infecciosa causada por bactérias, vírus ou parasitas, transmitida via oral-fecal, pelo contato de pessoas ou utensílios infectados.
Atuando e afetando principalmente o sistema gastrointestinal, a doença causa inchaço e inflamação nos órgãos compreendidos nesta região.
Dentre os sintomas, estão a diarréia, febre alta, vomito, tosse, dores abdominais, e em casos específicos a desidratação, que pode levar