Trabalho de Biologia 1 1
Doenças Relacionadas ao Sexo
Introdução
Em algumas espécies, as fêmeas possuem dois cromossomos sexuais idênticos (XX) e os machos, um idêntico ao das fêmeas e um diferente (XY), sendo este, o Y, o responsável pelas características masculinas. Assim na espécie humana, o genótipo feminino é 44AA + X.
Genes Ligados ao Sexo
Se situam no cromossomo X e a herança deste tipo é denominada herança ligada ao sexo ou herança ligada ao cromossomo X.
Assim a mulher pode ser homozigota ou heterozigota e os homens, apenas homozigotos. Indivíduo do sexo masculino, quando possuir caráter recessivo, poderá manifestar a doença. Já para a mulher manifestar a doença é necessário que seja homozigota recessiva. No caso do cromossomo X, as mulheres apresentam dois exemplares e os homens apenas um, por esse motivo as mulheres são denominadas como homogaméticas e os homens heterogaméticos.
Daltonismo
O Daltonismo (também chamado de discromatopsia) corresponde à incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, principalmente o verde do vermelho. Essa incapacidade normalmente tem origem genética, mas pode também surgir devido a outras causas, como por exemplo: lesões no olho ou no cérebro.
Tipos de Daltonismo
O tipo mais comum de daltonismo é aquele em que a pessoa apresenta alterações na recepção da cor verde, chamado de deuteranomalia. Em segundo lugar estão aqueles que possuem dificuldades para captar a cor vermelha - protanomalia.
Em número menor, existem daltônicos que possuem poucos receptores da cor azul, chamada tritanomalia, que causa confusão entre essa cor e a cor amarela.
Um tipo raro de daltonismo é aquele em que as pessoas são completamente "cegas" para as cores: Seu mundo é preto e branco e tons de cinza. Nesse caso, se diz que a pessoa possui visão acromática.
Como um daltônico enxerga as cores? Hemofilia
A hemofilia é uma anomalia na capacidade de coagulação do sangue, regulada por um alelo recessivo ligado ao sexo. É uma doença que causou