Trabalho de biollgia

3274 palavras 14 páginas
INTRODUÇÃO

O Reino Metaphyta, vegetal ou plantae, está formado por organismos eucariontes, autótrofos, pluricelulares que realizam fotossíntese para elaborar o alimento de que precisam, transformando a energia da luz em energia química. Fazem parte deste reino algumas algas, as briófitas, as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas. As plantas, tal como todos os outros seres vivos, reproduzem-se, assegurando assim a continuidade das suas espécies. Nas angiospermas, por exemplo, sua flor é o órgão de reprodução, onde a fecundação origina sementes que podem ou não ser encerradas num fruto. As sementes são dispersas pelo vento, água ou seres vivos (polinização) e, se encontrarem condições favoráveis, germinam e originam uma nova planta. As plantas sem flor não produzem sementes e têm um processo reprodutor diferente do das plantas com flor. Todas estas plantas apresentam alternância de gerações haplóide e diplóide em seu ciclo de vida, ou seja, indivíduos haplóides, chamados gametófitos, formam gametas, os quais se unem dois a dois pela fecundação, originando zigotos diplóides. O zigoto desenvolve-se e constitui um indivíduo diplóide, o esporófito. Ao atingir a fase adulta, células do esporófito passam por meiose e dão origem a células haplóides denominadas esporos. Cada esporo produz um novo gametófito haplóide, fechando o ciclo.

CÁPITULO I – REINO METAPHYTA (I)

O Reino Metaphyta reúne os vegetais com organismos eucariontes, pluricelulares (exceto algumas algas) e autotróficos fotossintetizantes. Em seus ciclos reprodutivos observa-se a formação de esporos ou de outras estruturas que ajudam a dispersão da planta, compensando sua imobilidade. Por isso, considera-se o ciclo reprodutivo vegetal mais complexo que o ciclo reprodutivo animal.

1. Ciclos Reprodutivos

O ciclo reprodutivo dos vegetais se divide em três tipos básicos: o ciclo haplóide, o ciclo haplodiplobionte e o ciclo diplóide. • Ciclo Haplóide ou

Relacionados