TRABALHO DE BIO
(dispersante)
Dependendo do tamanho da partícula que constitui o disperso, a dispersão assume características diversas, sendo classificada em três tipos : soluções, colóides e suspensões.
A classificação acima é feita de acordo com o diâmetro médio das partículas dos disperso:
Tipo de dispersão Tamanho da partícula dispersa
Solução verdadeira entre 0 eretirando os íons do cristal, novos íons são expostos e o processo continua, dissolvendo o cristal iônico. A camada de moléculas orientadas que cercam um íon ajuda a neutralizar a carga do mesmo e serve para impedir os íons de carga oposta a se atraírem,A orientação espacial das moléculas de solvatação é definida para um determinado tipo de íon.
Por exemplo:
- o íon Na
+
hidrata-se com seis moléculas de água, o mesmo ocorrendo para o íon Cl
-
;
- o íon Al
+3
hidrata-se com oito moléculas de água.
Nas soluções de solutos apolares em solventes polares, como é o caso de gases (O2, CO2, etc...) justifica-se a solubilidade a partir de interações de Van Der
Waals do tipo dipolo permanente – dipolo induzido. Nesse caso temperatura e pressão são fatores que concorrem significativamente para explicar a sulubilidade de um gás apolar na água, o que, até certo ponto, contradiz a regra de solubilidade de que “semelhante dissolve seme formando uma espécie d1.2.2. Classificação das Soluções
As soluções podem ser classificadas segundo os critérios:
a) quanto ao estado físico: - sólidas: ligas metálicas (aço = Fe, C, Mn; latão = Cu e Zn; bronze = Cu e
Sn,..), medicamentos (comprimidos),... - líquidas: bebidas não gaseificados, bebidas alcoólicas, água mineral sem gás, soro fisiológico,... - gasosas: ar (isento de poeira), GLP (vazado),..
*** misturas gasosas sempre são homogênas !!!
b) quanto à natureza do soluto: - moleculares: as