Trabalho De Bases
Centro de Ciencias Socias e Juridicas
Disciplina: Bases Biologicas
Professor:
Academico: Orlando M. da Rocha Neto
Explique a Frase:
" Por quê o osso é uma estrutura viva, como e por quê ele se adapta, como e por quê ele cresce, como e por quê ele se regenera"
O tecido ósseo é um tecido sólido, constantemente submetido a estresse que condicionam seu desenvolvimento e arquitetura estrutural. Se adapta aos estímulos mecânicos por atrofia e hipertrofia, determinando assim a arquitetura do esqueleto por atrofia e hipertrofia através de leis mecânicas.
Os ossos crescem graças a interção harmônica de dois tipos de células: os osteoblastos, que depositam tecido em certas áreas do osso; e os osteoclastos, que dissolvem e reabsorvem técido ósseo em outras áreas. Os osteoblastos são mais rápido para produzir tecidos do que os osteoclastos para dissolvê-los. Assim o ossos mantêm sua forma básica à medida que cresce, podemos comparar o crescimento dos ossos com o ato de erguer uma parede de tijolos e ao mesmo tempo destruí-la, enquanto os osteoblastos especializado, chamados osteócitos, secretam uma matriz óssea que endurece e se transforma em tecido ósseo os osteoclastos erodem o osso do outro lado.
Quando um osso se quebra, os vasos sanguíneos em seu interior se rompem, causando sangramento e a formação de um coágulo. O local inflama, mas, em 24 horas, as extremidades dos vasos rompidos são vedadas, estancando quase por completo a hemorragia. A região da fratura fica cheia de pedacinhos do osso quebrado e tecidos mortos, que são removidos pela ação de células chamadas osteoclastos. Elas fagocitam ("comem" e "digerem") esses fragmentos. O processo pode durar semanas, dependendo do tamanho da lesão. Desde as primeiras horas após a contusão, também entram em ação os angioblastos, células responsáveis pela formação dos vasos sanguíneos. Elas darão origem a novos vasos dentro do osso e irão reparar outros que se romperam com a fratura. Ao mesmo