Trabalho de banco de dados
Prof.ª: Débora Miranda dos Santos
Aluno: Jocimar Corrêa Pizolito
Faça uma pesquisa sobre as consultas em SQL utilizando:
LIKE
Ao montar um banco de dados, precisamos de mecanismos para que se possa extrair os dados desse banco, e a forma de fazermos isso é através de consultas SQL. Uma consulta SQL nada mais é do que uma pergunta que fazemos ao banco de dados. Para que a resposta seja a contento é necessário que a pergunta seja bem-feita e para nos auxiliar na hora de fazer a consulta é que nós utilizamos os operadores SQL. Usa-se o operador LIKE em uma cláusula WHERE para procurar uma string padrão, usando o LIKE com o Sublinhado (_) e Porcentagem (%).
Sublinhado (_) - Serve para marcar uma posição Específica. Porcentagem (%) - Qualquer carácter a partir da posição especificada.
Em consultas SQL as expressões com strings mais usadas são as checagens para verificação de coincidências de pares, usando o operador LIKE combinado com os caracteres especiais porcentagem (%) e sublinhado (_). O caractere % é utilizado para indicar a posição (no início, em qualquer posição ou no final) que um conteúdo será procurado no valor string do campo especificado enquanto que o caractere _ indica o número de caracteres envolvidos na pesquisa.
ORDER BY
A cláusula ORDER BY utilizada em uma instrução SELECT para classificar os resultados, tanto em ordem crescente ou decrescente. A Oracle classifica os resultados da consulta em ordem crescente por padrão.
As colunas especificadas na cláusula ORDER BY deve ser uma das colunas selecionadas na lista de coluna SELECT.
Você pode representar as colunas na cláusula ORDER BY, especificando a posição de uma coluna na lista SELECT, em vez de escrever o nome da coluna.
Por padrão, a cláusula ORDER BY classifica os dados em ordem crescente.
INNER JOIN
A cláusula INNER JOIN permite usar um operador de comparação para comparar os valores de colunas provenientes de tabelas associadas. Por meio desta cláusula, os registros