TRabalho de Banco de Dados
2014
SUMÁRIO
3.1.EXEMPLO SEGUNDA FORMA NORMAL 8
3.2.CONCLUSÃO 2FN 10
4.TERCEIRA FORMA NORMAL 11
4.1.EXEMPLO TERCEIRA FORMA NORMAL 11
4.2.CONCLUSÃO 3FN 12
5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 13
1.INTRODUÇÃO
1.1Normalização de Banco de Dados
Normalização de dados é o processo que verifica os atributos de uma entidade, com o objetivo de evitar erros durante a inclusão, exclusão e alteração de registros, ajuda a diminuir as redundâncias e inconsistências, permite uma maior facilidade tanto na manipulação do banco de dados, quanto na manutenção do sistema de informação, dentre outros.
A entidade é muito importante neste processo, pois, devemos identificar quais são as entidades que farão parte do projeto de banco de dados. Entidade é qualquer coisa, pessoa ou objeto que abstraído do mundo real torna-se uma tabela para armazenamento de dados. Normalmente usa-se o Modelo de Entidade e Relacionamento para criar o modelo do banco.
Em um projeto de um banco de dados baseado no Modelo Relacional de Dados o importante é "não misturar assuntos em uma mesma Tabela". Por exemplo: na Tabela Clientes devemos colocar somente campos relacionados com o assunto Clientes. Não devemos misturar campos relacionados com outros assuntos, tais como Pedidos, Produtos, etc. Essa "Mistura de Assuntos" em uma mesma tabela acaba por gerar repetição desnecessária dos dados bem como inconsistência dos dados.
Tabela não normalizada
Após a aplicação das regras de normalização de dados, algumas tabelas acabam sendo divididas em duas ou mais tabelas. Este processo proporciona uma simplificação dos atributos das tabelas, ajudando dessa forma para a estabilidade do modelo de dados, o que reduz consideravelmente as necessidades de manutenção.
Tabela Normalizada
2.Primeira Forma Normal (1fn)
Existem 5 formas de normalização porém na prática usamos apenas as 3 primeiras, A Primeira Forma Normal é usada no