trabalho de banco de dados
Aspectos gerais,
Muitas empresas hoje em dia não utilizam, como gostariam, um banco de dados totalmente distribuído, devido ao seu alto custo. Com isso optam por usar tecnologias que utilizem como características estes conceitos. E a tecnologia mais usada pelas empresas ao redor do mundo é o Oracle.
O Oracle é um dos produtos mais utilizados no mundo todo para armazenamento de dados. Sendo assim, não poderia deixar de ter também, um dos mais complexos conjuntos de ferramentas e aplicativos para permitir a administração e manipulação dos seus dados. A Oracle Corporation teve a preocupação de criar um banco verdadeiramente relacional, o que não acontece com todos os bancos de dados que se “dizem” relacionais.
O Oracle fornece capacidade de interligação dos bancos de dados distribuídos como se estes fossem um só. Essas capacidades incluem pesquisas, inclusões, exclusões e transações distribuídas, retenção, replicação e particionamento em locais múltiplos. Neste capítulo serão mostrados alguns conceitos do Oracle e como ele trabalha com SBDD.
Padrão de linguagem,
SQL é uma linguagem padrão ANSI para acesso a banco de dados. É utilizada em vários servidores tais como :
MySQL
SQL Server
Oracle
DB2,etc.
Definição Linguagem SQL
E a ferramenta básica para acesso aos dados de um banco de dados relacional. Foi desenvolvida inicialmente nos laboratórios da IBM (1976) sendo atualmente um padrão para os SGBD relacionais. Apesar de existirem alguns padrões da linguagem SQL, a maioria dos fabricantes de banco de dados criou suas próprias extensões para explorar as características do banco de dados
Na verdade, a SQL padrão deve ser considerada como uma sublinguagem, uma vez que não possui comandos ou declarações que permitam o controle de repetições ou de desvios condicionais e incondicionais. Para este tipo de controle a Oracle desenvolveu o PL/SQL que consiste em uma extensão da SQL padrão.
Mas cada servidor criou sua própria adaptação