Trabalho de avaliação de investimentos
EMBRAER
1. ENTENDER O NEGÓCIO
História:
A Embraer é um conglomerado brasileiro que fabrica aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares. É a terceira maior produtora mundial de jatos civis, atrás de Airbus e Boeing e tem como rival principal a canadense Bombardier.
Sua sede está localizada na cidade de São José dos Campos, no Estado de São Paulo, com diversas unidades no Brasil e no exterior, inclusive duas joint-ventures, uma na China, a Harbin Embraer, e outra em Portugal, a OGMA.
A empresa foi fundada em 1969, por iniciativa do governo brasileiro, dentro de um projeto estratégico para implementar a indústria aeronáutica no país. O seu primeiro produto foi o avião Bandeirante. Em 1980, a Embraer se fundiu com a Indústria Aeronáutica Neiva.
Durante as décadas de 1970 e 1980, a Embraer conquistou importante projeção nacional e internacional com os aviões Bandeirante, Xingu e Brasília. Depois de investimentos pesados no projeto do avião AMX junto com um consórcio italiano, projeto este que deu errado, a Embraer se encontrava em 1994 à beira da falência e foi leiloada pelo governo brasileiro. Iniciava neste momento a retomada do crescimento da empresa.
Em 20 de janeiro de 2006, a Embraer anunciou um plano de reestruturação societária, segundo a qual o poder decisório será pulverizado entre todos os acionistas, pois todos os portadores de ações da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo terão direito a voto.
Atualmente a empresa encontra-se em ascendência, com muitos contratos de venda, e detém a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros, sendo líder de mercado no segmento de 70 a 122 assentos. Atualmente:
Passados mais de dois anos da crise financeira internacional, o mercado aeronáutico começa a se recuperar, com pedidos vindos especialmente do oriente.
Embora a crise que atinge hoje os Estados Unidos e parte da Europa e lança dúvidas sobre