Trabalho De Auditoria 1
CRISTIANE CORREIA
DAIANE BRITO
JULIANA TRINDADE
JULIANA PASSOS
SILVANIA ANJOS
AUDITORIA EMPRESARIAL
SALVADOR
2015
HENRRIQUE ÁTILA
CRISTIANE CORREIA
DAIANE BRITO
JULIANA TRINDADE
JULIANA PASSOS
SILVANIA ANJOS
AUDITORIA EMPRESARIAL
Resumo do texto “Controles Internos, Prevenção e Gestão de Riscos”, apresentado a Fundação Visconde de Cairu - FVC, Curso de Ciências Contábeis, 8º semestre, disciplina: Auditoria Empresarial como requisito a nota parcial da AV1.
Prof. Paulo Sávio Lopes da Gama Alves.
Salvador
2015
CONTROLES INTERNO
Foram conceituados controles, processo de gestão, controle interno e riscos, e exploradas as normas que tratam o sistema de controle interno e gestão de riscos nas instituições. Pelo que foi demonstrado no texto, tanto os organismos internacionais como os órgãos responsáveis voltaram-se para elaborar normas e procedimentos dos controles internos, bem como a avaliação da gestão dos riscos.
O controle interno é o conjunto de procedimentos, normas e objetivos estabelecidos pela Administração da Empresa com o objetivo de cumpri a política administrativa da organização e proporcionar confiança no que diz respeito à eficácia e eficiência dos recursos. O Controle Interno também deve verificar e assegurar a proteção do patrimônio e a veracidade e fidedignidade das informações contábeis e não contábeis da organização, através de conciliação de documentos e planos de contas.
O controle interno detecta a variação, alerta sobre uma distorção, que pode ser positiva ou negativa. E deve ser planejado com base na identificação e quantificação dos riscos existentes. Em todas as empresas e, conforme o risco cresce maior será o controle interno.
Em aspectos gerais os Controles Internos devem salvaguarda os ativos da empresa, protegendo os ativos de eventuais roubos, perdas, uso indiscriminado ou danos morais, deve ser apropriado ao tamanho da empresa e ao porte das operações, objetividade ao que controlar