Trabalho De Artes
O Sertanejo universitário
Colégio Sul Americano
Professora Cláudia
Resumo
Integrantes do grupo
Nome
Número
Daniel Dutra
6
Pedro Henrique
Rafael Liberatori
22
Rodrigo Peclat
23
Turma 1001 – 1º Ano
O COMEÇO DO SERTANEJO UNIVERSITÁRIO
De origem Goiana em meados dos anos 2000, duplas iniciaram sua carreira tocando em bares para universitários na capital Goiânia.
A partir da década de 90, muitos jovens oriundos de regiões interioranas dos estados, ingressaram nas universidades, com isso trouxeram seus violões e romperam definitivamente com estigma do universitário que era associado a vários outros estilos.
Com violas e violões, disseminaram nos campus e repúblicas a velha música sertaneja de raiz. Com o passar dos tempos foram associando ao violão ou mesmo a viola, instrumentos modernos como guitarras, baixos, bateria, metais e instrumentos de percussão. O resultado inicial disso foi uma nova roupagem das antigas e clássicas raízes sertanejas que com o avançar dos anos vem tomando grande espaço na mídia. Letras e músicas simples entraram na cabeça das pessoas, o que faz com que a cada dia surja novas duplas e conjuntos sertanejos e, eventualmente, estourem de vários locais do país e com vários singles conhecidos ou mesmo clássicos com uma roupagem nova, e assim nasce o sertanejo universitário.
CARACTERÍSTICAS DO SERTANEJO UNIVERSITÁRIO
Em geral, o sertanejo universitário destaca-se pelas músicas empolgantes, de fácil memorização e bastante interação com o público. Uma explícita característica desse estilo são os solos feitos nos violões que originalmente eram feitos em guitarras. Isso só reforça a já citada associação dos velhos instrumentos aos modernos. O sertanejo universitário tem como alvo os jovens entre 15 e 30 anos e tem influência da cultura norte-americana. Os chapéus, grandes fivelas, botas, tudo é influência do country norte-americano.
É importante reparar que características do sertanejo universitário, já eram fatores