trabalho de artes
Para começar é importante destacar que esta arte foi desenvolvida pelos povos antigos há milhares de anos, onde apesar de não conhecerem a escrita, eles já produziam arte.
Através das imagens que serão trazidas neste trabalho verificaremos que a arte rupestre é uma arte de difícil interpretação, ilustrando cenas de caça, ritual cotidiano, de caráter mágico, e expressando, como uma espécie de linguagem visual, conceitos, símbolos, valores e crenças.
Capítulo 1
Definição da “Arte Rupestre”:
A arte rupestre é a mais antiga manifestação artística que se tem conhecimento. Esta forma de arte consistia em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas.
A Pré-História é um dos períodos mais fascinantes da história humana,, sendo que esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, já que é exatamente a época anterior à escrita, o que mais uma vez comprova a necessidade do homem pré-histórico de se expresser, o que fazia por meio da tão conhecida arte rupestre.
Os desenhos representados nas cavernas eram figuras de grandes animais selvagens, a figura humana raramente era representada, sugerindo muitas vezes atividades como a caça. A representação humana normalmente não era feita de forma naturalista, como nos desenhos de animais.
Assim, as pinturas ou gravuras feitas nas cavernas pré-históricas conferem surpreendentes testemunhos da arte de nossos antepassados. Seja no calcário mole, em baixo-relevo, silhuetas de animais que habitavam a terra em épocas remotas, ou seja na rocha, figuras imprimidas de bisões, girafas, mamutes etc.
Capítulo 2
Quando e para que contribuiu a “Arte Rupestre”:
Esta forma de arte surgiu no período Paleolítico (40.000 a.C.), e a idéia de que a arte