Trabalho de artes
Laís de Mello Guedes, R.A.1112062
Educação Artística, artes
Caçapava polo São Jose dos Campos
2014
1.1 Introdução
Escolher uma fase do desenvolvimento vital, e detalhar, escolhi crianças de 0 a 24 meses, que iniciam na creche. Estar na escola é um direito de toda criança desde o seu nascimento. Este direito está assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e registrado também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
No Brasil, a educação infantil, etapa inicial da educação básica, atende crianças de zero a cinco anos. Na primeira fase de desenvolvimento, dos zero aos três, as criança são atendidas nas creches ou instituições equivalentes. A partir daí até completar seis anos, frequentam as pré-escolas.
1.2 Desenvolvimento
As fases do desenvolvimento infantil - Jean Piaget
Os defensores do Modelo do Ciclo Vital diziam que a Psicologia do Desenvolvimento tradicional havia se ocupado somente do desenvolvimento de crianças e adolescentes, esquecendo que os processos de mudança psicológica ocorrem em qualquer momento do ciclo vital, desde o nascimento até a morte. A partir destas contribuições, a idade adulta torna-se visível, com todas as inúmeras mudanças que nela ocorrem. Apenas para falar das mudanças mais óbvias que ocorrem em cada período do ciclo vital, existem mudanças que são marcantes e assim, servem para distinguir os períodos no ciclo vital, tal como a infância em três momentos – primeira, segunda e terceira infância, esta da adolescência ou ainda esta última da idade adulta. Dentro desta por sua vez, é possível reconhecer adultos jovens, de meia idade ou de terceira idade. Ao lado destas mudanças, que acontecem com os sujeitos humanos desde o surgimento da espécie, a leitura que a sociedade faz delas tem mudado. A partir de certo momento da história humana a infância passou a ser reconhecida e inclusive, tornou-se um objeto de estudo na