Trabalho de artes marcias
A Jesus por nos dar a oportunidade de viver e aprender com coragem e saúde, renovando sempre as esperanças em dias melhores.
Aos nossos familiares, por nos guiarem, por nos apoiarem e sustentar em cada momento, com paciência, dedicação e compreensão nesse percurso da nossa vida.
A nossa orientadora Raquel Hashimoto que nos abriu as portas do conhecimento como quem mostra o caminho para que continuemos a caminhar nas estradas da sabedoria, e assim, possamos cada vez mais, ser profissionais competentes e atuantes numa sociedade tão necessitada de transformações. Ao sensei de Karatê, Leonardo Tavares, pelas sugestões e pela possibilidade de vivenciar artes marciais.
Ao sensei mestre de jiu-jitsu, Wilson, pelas sugestões e pela possibilidade de vivenciar artes marciais.
A todos da Associação karatê kyokushin, por todos os bons momentos de treino e por compartilharem seus conhecimentos comigo.
Enfim, agradecemos a todos que são parte importante na nossa vida.
"Se o adversário é inferior a ti, então por que brigar? Se o adversário é superior a ti, então por que brigar? Se o adversário é igual a ti, compreenderás o que tu compreendes... então não haverá luta. Honra não é orgulho, é consciência real do que se possui.”
“Código de honra do samurai”
Resumo
As artes marciais orientais possuem como característica o embasamento filosófico que busca o equilíbrio do corpo, mente e espírito através do Budo. A palavra budo significa caminho marcial, o BU é uma raiz que significa marcial e o DO é derivado da palavra em Chinês TAO e significa um caminho através da vida que os japoneses compreendiam como o caminho para se chegar ao desenvolvimento espiritual por meio dos treinamentos marciais, o karatê e o jiu jitsu são exemplos. As artes marciais têm a intenção de resgatar o individuo por meio do próprio interesse por ela para desenvolver um trabalho de inversão, ou seja, combater a violência fazendo com que as pessoas tenham