Trabalho De Arte Sacra O Sonho De Jac
IDTEO – Prof. Pe. Élcio Barros
Imagem: O Sonho de Jacó, José de Ribera, Museu do Prado.
Aluno: Adilson Seguezi
O sonho de Jacó é uma bela tela de José de Ribera e está no museu do Prado, o importante antes de falar exatamente da obra é conhecer o autor de forma que possamos compreender melhor alguns detalhes da obra.
José Ribera (Lo Spagnoletto), nascido em Xàtiva 1591, + Nápoles 1652, era um pintor tenebrista do século XVII, Ribera é um pintor destacado da Escola Espanhola, embora a sua obra se tenha integralmente realizado em Itália não se conhecendo de facto exemplos seguros dos seus inícios na Espanha. Quando estava pesquisando me chamou a atenção à palavra “tenebrismo” a qual o titularam, pesquisando vi que Ribera vem da escola de Caravaggio (dramatismo) e isto com certeza o influenciou a chegar ao “tenebrismo”.
Agora conhecemos um pouco de José Ribera, agora é hora de olhar para a imagem e tentar entender um pouco da mensagem que ela quer nos comunicar.
Vendo a passagem onde o artista tirou inspiração para desenhar (Gn 28, 10-22), e comparando com a gravura é interessante o contraste que o artista conseguiu passar de forma simples e clara, este contraste é o mesmo que o texto nos revela. Num primeiro momento um Jacó cansado que ajeita uma pedra como travesseiro para dormir e eis que ele adormece, e sonha algo extraordinário uma escada ligando o céu e a terra, o artista toma o cuidado de que os anjos e a luz de Deus (com sua luz) não tirem a escuridão do medo de Jacó quando diz: Este lugar é terrível!... Isto nos explica o porquê da obra ter tons tristes e escuros (é lógico não se esquecendo da característica tenebrística do artista), mas ele abre mão um pouco de sua tenebrosidade e com pinceladas sutis ele consegue passar a representação de formas delicadas que sugerem anjos. Essa exceção do artista abrindo mão dos tons mais escuros e adotando tons mais claros, provavelmente influencia de Van Dyck e da pintura