TRABALHO DE ARROZ
O arroz cultivado é uma planta herbácea incluída na classe liliopsida (monocotiledônea), ordem poales, família poaceae, género oryza. É uma planta da família das gramíneas que alimenta mais de metade da população humana. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, ultrapassado pelo milho e trigo. O arroz é uma cultura anual pertencente ao grupo das plantas C3, adapta-se ao ambiente aquático, esta adaptação é devido a presença de aerênquima no colmo e nas raízes das plantas, que possibilita a passagem do oxigénio do ar para a camada de rizosfera. Para a expressão do seu potencial produtivo, a cultura requer de temperatura ao redor de 24 á 30ºC e radiação solar elevada considerado que a disponibilidade hídrica não é um factor limitante quando cultivadas em condição de solos inundados (NUNES, 2010).
O ciclo de desenvolvimento do arroz pode ser dividido em três fases principais: plântula, vegetativa e reprodutiva. A duração de cada fase está definida em função da cultivar, época de sementeira, região de cultivo e das condições de fertilidade de solo. A duração do ciclo varia entre 100 á 140 dias para a maioria das cultivares cultivada em sistema inundado, sendo que a maior parte da variação das cultivares ocorre na fase vegetativa. Os cultivares de arroz a sequeiro tem duração de 110 á 155 dias.
ORIGEM DO ARROZ
•A maioria dos autores acredita que ele seja originário da Ásia Sul-Oriental, região que inclui a China, a Índia e a Indochina. Evidências arqueológicas na China e na Índia atestam a existência do arroz há cerca de 7000 anos.
•As referências mais concretas, entretanto, remontam ao ano de 2822 a.C., cerimônias instituídas pelos imperadores da China, que consistia em semear, eles próprios, anualmente, as sementes de arroz.
•Na Europa, a introdução do arroz na cultura de seus povos se deu através dos mouros no século VIII, na Península Ibérica. A partir daí, difundiu-se nos demais países. Sete séculos depois, no final do Século XV, a cultura do