Trabalho de argumentação
O objetivo da argumentação é Defender uma tese (ponto de vista) compatível com o interesse da parte que o advogado representa. O fato (informação) narrado é aqui retomado com o status de elemento de persuasão; é um elemento de prova com o qual defende a tese e são organizados em ordem lógica, ou seja, da maneira mais adequada para alcançar a persuasão do auditório. O tempo verbal com que ela se aplica é na 3ª pessoa.
Antes de redigir uma argumentação consistente, tente refletir sobre, pelo menos, as seguintes questões: a) Qual o fato gerador do conflito? b) qual a tese que será defendida? C) com que fatos sustentará essa tese? d) Que tipos de argumento deverá utilizar? O texto argumentativo tem função persuasiva por excelência. Não há como defender uma tese sem adotar um posicionamento. Toda argumentação é valorada.
ARGUMENTO DE OPOSIÇÃO
O argumento de oposição serve ao profissional do Direito como uma estratégia discursiva eficiente para a redação de uma boa fundamentação. Compõe-se da introdução de uma perspectiva oposta ao ponto de vista defendido pelo argumentador, admitindo-o como uma possibilidade de conclusão, para depois apresentar, como argumento decisório, a perspectiva contrária.
Apoiada no uso dos operadores argumentativos concessivos e adversativos, essa estratégia permite antecipar as possíveis manobras discursivas, que formarão a argumentação da outra parte durante a busca de solução jurisdicional para o conflito, enfraquecendo, assim, os fundamentos mais fortes da parte oposta.
Observe o quadro abaixo:
Estrutura do argumento de oposição concessiva | Operador argumentativo Concessivo | Ponto de vista contrário à tese defendida | Ponto de vista favorável à tese defendida | Embora ... | ...não exista lei que obrigue alguém a ser pai, nem que garanta reaproximações indesejadas, ... | ... a Justiça pode, sim, fazer valer o direito de um filho em relação aos cuidados paternais, por meio de uma reparação afetiva. | Conector