Trabalho de Aprendiz Maçom
Com a maç∴, compreendi que o G∴A∴D∴U∴ é a grande verdade que podemos alcançar através dos ensinamentos que me são transmitidos pelos II∴.
E tal verdade, deve ser aprendida e compreendida, mas também aplicada, para podermos ser exemplo em sociedade.
Ora, ao A∴M∴, cabe aprender as lições emanadas dos MM∴, para realmente evoluir seus conhecimentos na maç∴ através de uma sã moral, onde se objetiva a formação do caráter do homem e o amor ao próximo.
Ao que parece, e esta terceira instrução deixa transparecer isso, tais aprendizados são ensinamentos de toda a moral, mas a maç∴ através de um sistema mais prático, consistente em mistérios e alegorias é mais rápida e prática.
O primeiro ensinamento desta moral é que o M∴ deve ser livre e de bons costumes, requisito de suma importância para ser aceito na Maç∴.
O M∴ deve se desvencilhar das prisões que o cercam e expressar a sua opinião com liberdade e responsabilidade. A liberdade, exaltada na Maç∴ é de fundamental importância para que o M∴ não seja prisioneiro de si mesmo, sendo impedido de expressar sua opinião e para que seja um autêntico construtor social.
E que, também, para ser recebido na Maç∴ tive que me despojar dos metais e, com isso, aprendi a valorizar mais o espiritual do que o material. E, nesse contexto, com os olhos “tapados”pude refletir sobre os valores, a escuridão em que eu me encontrava foi incomparável, pois quando estamos no escuro, temos que aguçar os nossos outros sentidos, sentindo-se muitas vezes incapazes de realizar as complexas tarefas da iniciação.
Assim, somente despojado de todos os meus erros e paixões e com perfeita liberdade de espírito, conseguiremos atingir a verdade e superar os desafios do mundo.
E, ainda com os olhos