TRABALHO DE ANTROPOLOGIA
A consciência de que a diferença esta presente no cotidiano da escola e da sala de aula aponta para a necessária reflexão sobre, pelo menos, duas questões importantes nas relações que se constroem em seu interior. Primeiro, que a diferença não esta presente apenas na vida fora da escola, ela também atravessa os muros quase sempre impermeáveis da instituição escolar. Segundo, que a forma como se compreende e si trata a “diferença” interfere nas relações educativas e, conseqüentemente nas relações de aprendizagem e de socialização, na escola ou fora dela.
De todo o modo, é inegável que diferenças e desigualdades fazem parte do cotidiano escolar e tais questões muito importam pelo significado que contem e que dizem respeito empiricamente a problemática das culturas presentes na escola, mesmo que, como tais, não sejam consideradas. E remetem, em termos epistemológicos, a questão fundamental da Antropologia, a relação com outro.
A verdade é que noções como essas, desde muito cedo estão presentes no senso comum e na educação escolar atravessando relações que se estabelece na instituição,